GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº: 02 Turma : Língua Portuguesa Turno:
Área: L. Portuguesa TP: 03 Data: 30/10/09
Escola Estadual: Professor Antonio Salústio Areias
Professora Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Professora Cursista: Terezinha Hiromi Izumi Christofori
Relatório apresentado à equipe GESTAR II – cidade de Aquidauana, Mato Grosso
do Sul, referente `a atividade prática da Unidade 11 – Tipos textuais, Seção 1 - Sequên-
cias tipológicas: descrição e narração.
Atividade realizada no período de 26 a 29/10/09, com alunos do 8º ano – Ensino
fundamental, propõe um jogo em que os participantes farão um exercício de descrição
de objetos, logo após escreverão textos descrevendo um objeto de grande valor pessoal,
poderão ler seus textos e realizar outras atividades afins.
O JOGO: O OBJETO INESQUECÍVEL
* A classe foi dividida em dois grupos;
* Um aluno levanta-se, dirige-se a um representante do outro grupo e diz o nome
de um objeto;
* O aluno escolhido, diante da classe, descreve o objeto sem dizer o nome;
*Após algumas tentativas e, no início um pouco de confusão, os alunos acertaram
quase todos os objetos descritos;
* Tempo estipulado para que o grupo conclua qual o objeto: 3 minutos;
* O grupo A foi o vencedor, adivinhando maior número de objetos, dentro do pra-
zo;
* Pelo tempo disponível, 50% de cada grupo passou pela atividade de descrever.
Findo o jogo, o professor conversa com os alunos sobre as características de textos
do tipo descritivo, exemplificando, depois propõe que cada aluno escreva um texto, des-
crevendo um objeto de grande valor pessoal, dando o maior número de informações
possíveis e identificando-o apenas na última linha do texto. Antes de findar a aula,
alguns alunos lerão seus textos para comentários sobre clareza e objetividade.
CONCLUSÃO:
A atividade foi muito proveitosa, os alunos tiveram, durante o jogo, clara noção do
que é descrever e, com isso, não tiveram muita dificuldade em escrever seus textos. O
que pudemos observar foi a predominância de seqüências narrativas em todos os textos,
mas isso também é importante: saber que a descrição deve estar contextualizada para
que haja melhor entendimento.
Escolhemos um texto e realizamos a atividade de destacar os trechos com sequên-
cias descritivas e os trechos com seqüências narrativas, para que os alunos façam a
distinção de cada tipo e, percebendo a predominância de um, possa caracterizar seu
texto.
sábado, 31 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário